Por um edifício digno para o Arquivo Municipal de Lisboa
.png)
APRESENTAÇÃO PÚBLICA DA PETIÇÃO NA ASSEMBLEIA MUNICIPAL DE LISBOA NO DIA 21 DE JANEIRO DE 2020 A PARTIR DAS 15 HORAS NO FORUM LISBOA
Sobre o ARQUIVO MUNICIPAL DE LISBOA
O ACERVO DOCUMENTAL (em risco)
no Bairro da Liberdade
Sabia que neste local, pode ter acesso a um importante acervo documental sobre a história de LIsboa ?
​
Sabia que neste local, um espaço inicialmente destinado a garagens dos moradores deste simpático bairro de habitação social em Campolide, foi alterado para se tornar no depósito principal do AML (está provisoriamente instalado neste local há mais de 15 anos) e onde reside a documentação de conservação definitiva ou em fase semi-activa como os processos de obra dos edificios públicos e particulares de Lisboa.(especialidades, licenças de utlização ...). É também o principal local de atendimento presencial do Arquivo de Lisboa.
Aqui reside em duas caves documentação única sobre a evolução da arquitectura de Lisboa originais das plantas de edificios com prémios Valmor, os originais dos projectos do Arqtº Keil do Amaral, o espólio da EXPO 98,...) que poderá estar em risco de se perder definitivamente.
no Arquivo do Arco Cego
Sabia que este local onde se encontra depositado parte do Arquivo Histórico, tem á sua guarda um acervo valioso e único sobre a cidade de Lisboa que inclui (documentos da cidade desde sec. XIII).
Este edificio devido á antiguidade e falta de manutenção das suas instalações, colocam em risco todo este património.

Recentemente, o actual executivo decide alienar este edifício para outros fins , sendo que o acervo documental que se encontra neste local será até final de 2019 distribuído pelos depósitos do Bairro da Liberdade e do futuro edificio do Alto da Eira , ou seja por dois edifícios habitacionais que contrariam todas as boas práticas em matéria de edifícios de arquivo e também colocma em risco tão valioso acervo.
na Videoteca
Sabia que neste local, um espaço que apesar de exíguo, tem servido provisoriamente de local ao acervo audiovisual sobre a cidade de Lisboa e a sua população.
Pretende-se agora mudar, mais uma vez provisoriamente, a Videoteca que se encontra actualmente em Alcântara para o edifício habitacional do Bairro da Liberdade que não reune condições técnicas para armazenar documentação videográfica.

no Arquivo Fotográfico
Sabia que neste local, encontra-se um valioso acervo fotográfico de importantes fotógrafos nacionais e internacionais que regitsaram as memórias em imagens únicas sobre a nossa cidade de Lisboa?
Aqui encontra-se um único e valioso acervo, mas mais uma vez e á semelhança da Videoteca, sem capacidade de expandir o seu depósito para incluir futuras memórias.
O edificio tem vindo a degradar-se por dificuldades na sua manutenção, apresentando hoje sinais de que pode estar também em risco o seu valioso acervo.
​

em 2020
Sabia que este espaço já tinha sido anteriormente o depósito do Arquivo intermédio e histórico de Lisboa (sempre visto como provisório)...
Há cerca de duas dezenas de anos por se verificar condições de perda e degradação acelerada de acervo documental e que colocava igualmente em causa a saúde de quem aí trabalhava, foi fechado de forma urgente (e pensava-se definitivamente) pelo Municipio e pelas autoridades de saúde nacionais.

Em 2015 e com base num relatório de um grupo de trabalho , defendia-se a perspectiva de se avançar para um edificio único,
Afinal o edificio único e por razões que desconhecemos recaiu novamente para a utilização das Torres do Alto da Eira.
Um projecto que já custou 3 milhões de euros ao erário público e que vai contra todas as normas de edificios de arquivos, ,pretende-se agora (re)instalar aí novamente os serviços de Arquivo Municipal de Lisboa.